Nesta quinta-feira (10), a intensificação do fluxo de calor e umidade vindos do Norte do país e o adentramento do sistema de baixa pressão no Estado, seguem favorecendo instabilidades com chuva moderada a forte, descargas elétricas, rajadas de vento e temporais pontuais no Norte gaúcho, e se espalham sobre as demais regiões do Estado no decorrer do dia. Os acumulados ficam em torno de 30 e 50 mm/dia em áreas do extremo Norte e inferiores a 30 mm/dia nas demais. As rajadas de vento permanecem fortes em todo o Estado, podendo atingir os 90 km/h na Região metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Serra e Litoral Norte e Médio.

Durante a sexta-feira (11), o sistema de baixa pressão atuante no Estado se desloca para o oceano, dando origem a um ciclone extratropical. Esse ciclone promove rajadas de vento de 50 a 70 km/h na Serra e em todo o Litoral, além de chuvas de intensidade moderada a pontualmente forte, com acumulados de 20 a 50 mm em regiões da Costa
Doce, Sul, Centro, RMPOA, Serra, Nordeste, Norte e todo o Litoral. O mar fica agitado.

TENDÊNCIA

A tendência é que, no sábado (12), o ciclone se afaste para o alto mar. Na madrugada, haverá condições de chuviscos na Serra, RMPOA e Litoral Norte. Durante a manhã, o tempo volta a ficar firme em todo o Estado, devido a atuação de um sistema de alta pressão. As temperaturas mínimas variam em torno de 12 e 16 °C, enquanto à tarde, ficam entre 20 e 26 °C.