Construção do Hospital Regional de Pronto Socorro encontra-se com 65% das obras executadas. Foto: Gustavo Vara

Pelotas – A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada do governador Eduardo Leite e do deputado federal Daniel Trzeciak, realizou uma vistoria nas obras de construção do Hospital Regional de Pronto Socorro (HRPS) na tarde desta sexta-feira (14). Previsto para ser finalizado ainda este ano, o hospital, que teve a construção iniciada em 2022, encontra-se atualmente com 65% do trabalho executado.

Dentre os espaços visitados, Paula, Leite e Trzeciak puderam conhecer as instalações onde vão funcionar a enfermagem, a sala de máquinas, leitos, recepção, dentre outros. A chefe do executivo municipal destacou a importância da obra para a Metade Sul do estado: “Teremos uma grande transformação no município e região com este Pronto Socorro. O atual dá conta do recado, atende as pessoas de Pelotas e região, porém, com o Hospital Regional de Pronto Socorro, teremos sala cirúrgica, 121 leitos e diversas melhorias. As obras não param de avançar, e ficamos orgulhosos de ver isso acontecendo.”

Na atual fase em que as obras se encontram, profissionais encarregados trabalham nas instalações e revestimentos internos e externos. A parte elétrica está perto de ser finalizada. O governador Eduardo Leite também comentou sobre o impacto do Hospital para a região. “Esta obra irá mudar o panorama da Saúde em Pelotas e região, qualificando significativamente o atendimento prestado”, afirmou.

O HRPS demanda investimento de mais de R$ 59,4 milhões, com recursos do programa Avançar RS, do governo do Estado, e da Prefeitura. O projeto é executado pela construtora Augusto Velloso S/A e conta com acompanhamento técnico da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag). Além de cinco salas cirúrgicas e 121 leitos, o complexo estará preparado para urgências e emergências, atendimento para cirurgia geral, traumatologia, bucomaxilofacial e cardiologia.

Também estavam presentes o assessor especial de Comunicação do Município, Gustavo Azevedo, o coordenador da Defesa Civil regional, coronel Márcio André Facin, e a reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade.