Os alagamentos em Rio Grande provocaram mudanças no sistema de embarque de Rio Grande para o estaleiro EBR, em São José do Norte. Normalmente os embarques são feitos no cais junto à Hidroviária. Com a elevação do nível das águas, que ultrapassou a régua de medição, o EBR passou a fazer o embarque de Rio Grande para São José do Norte, por meio de uma estrutura de madeira colocada na rua Ewbank.
Várias linhas do transporte coletivo sofreram alterações de rotas e horários, e os metalúrgicos residentes em Rio Grande estão precisando se deslocar em carro próprio até o local de embarque, quando são obrigados a pagar o estacionamento rotativo e o valor não é pequeno, uma vez que esses veículos ficam estacionados pelo tempo que o trabalhador se encontra em São José do Norte e fazendo a travessia. Além disso, as garagens existentes na área central também registram problemas de alagamento ou não tem vagas.
Por este motivo, o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio Grande e São José do Norte (STIMMMERG) encaminhou ofício ao secretário municipal de Mobilidade Urbana de Rio Grande, Anderson Castro, solicitando a isenção desse pagamento e que as autuações feitas em desfavor desses trabalhadores sejam anuladas.