Brasília – O Sistema CNA/Senar começou uma nova etapa de ajuda às famílias de produtores rurais do Rio Grande do Sul com a limpeza de propriedades, análises de solos e entregas de caixas d’água, fogões, geladeiras, kits de limpeza e higiene, colchões, travesseiros e cestas básicas.
As ações fazem parte do SuperAção Agro Rio Grande do Sul, programa do Sistema CNA/Senar que está disponibilizando R$ 100 milhões em recursos para ajudar a recuperar a produção agropecuária no Estado.
Representantes do Sistema CNA/Senar, da Farsul e do Senar-RS estão indo até as propriedades para ver quais as necessidades de cada produtor rural.
“Muitos ainda não conseguiram sequer avaliar se dá pra recuperar alguma coisa. Mas estamos aqui e, além dos rolos de fenos para alimentar os rebanhos, começamos com outras ações necessárias e urgentes para os produtores rurais”, disse o coordenador do SuperAção Agro Rio Grande do Sul, Valmor Boelhouwer Júnior.
Segundo o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, a ideia é intensificar as ações para reposição do que foi perdido e de recuperação da infraestrutura das propriedades.
Muitos produtores que receberam o apoio revelam que a iniciativa do Senar foi fundamental para continuar no campo e não desistir da atividade. “Quando conversamos com eles, vemos resiliência e vontade de superar essa fase. Isso nos dá mais ânimo e energia para continuar auxiliando o máximo que pudermos”, afirmou Valmor.