Na quarta, time perdeu para o Criciúma, por 2 a 1. Foto: Guilherme Testa

Rio Grande – O Grêmio foi superado pelo Criciúma na 1ª fase da Copa do Brasil Sub-20 por 2 a 1, e encerrou sua participação na competição. A partida foi disputada no Estádio Airton Ferreira da Silva, no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, na quarta-feira (2). Agora, o Grêmio enfrenta o São Paulo pela 7ª rodada da Copa FGF – Troféu Zagallo, hoje, quinta-feira (3), às 15h, no Estádio Aldo Dapuzzo.

Nos primeiros minutos da decisão o Grêmio tentou se impor ofensivamente, mas foi o Criciúma que levou perigo primeiro. Aos quatro minutos, a defesa gremista cortou o cruzamento parcialmente e João chutou cruzado para defesa de Cássio. Após a primeira oportunidade da equipe catarinense, a partida seguiu de maneira equilibrada e com as duas equipes atentas na marcação.

Aos 16 minutos, em erro no recuo do zagueiro Érick, Cheron acelerou e chegou antes do goleiro Kaua. Na hora de driblar o arqueiro, o atacante gremista foi derrubado e o pênalti foi marcado. Cheron cobrou rasteiro e Kaua fez a defesa. No rebote, o camisa 9 mandou pela linha de fundo. Com poucas oportunidades de gols durante a maior parte do primeiro tempo, Cássio foi fundamental para manter o placar zerado em forte chute à queima-roupa de João, aos 36.

Com o equilíbrio prevalecendo, o Grêmio ainda teve mais uma oportunidade aos 44 minutos. Riquelme cruzou, o goleiro Kaua cortou parcialmente e Cheron ficou com a sobra. No chute do atacante, Gabriel Mec, livre na área, desviou a bola e mandou no ângulo de calcanhar. Grêmio 1 a 0.

Para os 45 minutos finais, o técnico Airton Fagundes fez as duas primeiras mudanças. Entraram Renato Moreno e Jardiel nos lugares de José Guilherme e Artur Júnior. Logo no primeiro minuto de segundo tempo, em cobrança de escanteio, no bate-rebate dentro da área, o Criciúma chegou ao empate.

O Tricolor subiu suas linhas e passou a se impor ofensivamente em busca do segundo gol para retornar à frente do placar. Aos 16 minutos, Cheron recebeu na direita da grande área e encontrou Jardiel na entrada da área, que finalizou rente a trave.

A resposta da equipe catarinense veio aos 20, mas Cássio defendeu por baixo. Aos 23, o em bola cruzada para área, Adriano, livre no segundo poste, virou para o Criciúma.

Aos 28, o técnico Airton Fagundes fez mais uma troca. Barbosa entrou no lugar de Hiago. Já aos 31, mais uma substituição no Grêmio, Nathan substituiu Viery. As duas últimas mudanças no Tricolor foram aos 39. Vini Ferraz e Fernandinho entraram nos lugares de Gabriel Mec e Luiz Eduardo.