Arte: Marcos MZV

Nesta quinta-feira (8), o dia iniciou com bastante nebulosidade em Pelotas, com chuva fraca em alguns pontos. Em Rio Grande, há poucas nuvens. Ao longo do dia, devido à presença de um vórtice ciclônico em médios níveis (escoamento fechado no sentido horário) sobre Argentina, o centro de baixa pressão no Oceano Atlântico não se afasta para dentro do oceano e interage com o ramo frio do sistema frontal que adentrou o estado ontem e forma pela manhã um novo ramo (frente oclusa) que transporta ar frio e úmido da retaguarda do sistema frontal no oceano em direção ao nordeste da Argentina e ao Uruguai, para posteriormente atuar sobre a metade sul do estado no final do período. Essa entrada de um ar ainda mais frio no final do período proporciona temperaturas mínimas do dia
ocorrendo no final da noite em todas as regiões.

Na sexta-feira (9), a porção mais fria e úmida da massa de ar trasportada pela frente oclusa proporciona condição
de muita nebulosidade sobre a Zona Sul, com períodos de chuva fraca e pouca amplitude térmica. Além
disso, a entrada do centro de alta pressão no centro-leste da Argentina, associado à massa de ar frio e seca, gera
um aumento da diferença de pressão até o centro de baixa pressão no oceano, o que provoca condições para
rajadas de vento fortes ocasionais.

No Estado

Nesta quinta-feira (8), com a influência de um sistema de baixa pressão e resquícios da frente fria, as chuvas fracas a moderadas ainda atuam no Centro, Norte, Vales, Serra e Leste gaúcho ao longo do dia. Os acumulados ficam em torno dos 5 aos 20 mm/dia, especialmente no Leste e na Serra. Os ventos ganham força na metade Sul e Centro, com velocidades entre 30 e 45 km/h, e o mar começa a ficar agitado na costa gaúcha. Com a atuação do ar polar, as temperaturas máximas variam entre 11 e 16°C, e entram em declínio à noite em todo o RS.

Na sexta-feira (9), as temperaturas diminuem mais, com mínimas em torno dos 1 aos 8°C, e máximas entre 7 e 13°C, devido ao ar polar. Na Serra e Sul, há condições para precipitação invernal (chuva congelada), especialmente na madrugada e manhã. Com o deslocamento de um ciclone pelo oceano, os ventos variam entre 50 e 80 km/h na
metade Leste do RS, o mar segue agitado e com risco de ressaca. Além disso, com esse sistema, há condição para chuviscos sobre o Estado, chuva fraca na Costa Doce, Leste e Serra, e moderada na Campanha e Sul. À noite, há chance de neve na Serra.

No sábado (10), com a atuação de um sistema de alta pressão, o tempo fica estável com sol entre poucas nuvens em todo o Rio Grande do Sul. Devido à atuação do ar polar, as temperaturas diminuem ainda mais, com mínimas em torno dos -1 aos 8°C favorecendo a formação de geada em áreas da metade Oeste e Campanha. Já as máximas ficam entre 10 e 15°C. Os ventos variam com velocidades entre 40 e 60 km/h na faixa Litorânea entre a madrugada e manhã, mantendo o mar agitado e com risco de ressaca.

No sábado (10), com a atuação de um sistema de alta pressão o tempo fica estável com sol entre poucas nuvens em todo o Rio Grande do Sul. Devido à atuação do ar polar, as temperaturas diminuem ainda mais, com mínimas em torno dos -1 aos 8°C favorecendo a formação de geada em áreas da metade Oeste e Campanha. Já as máximas ficam entre 10 e 15°C. Os ventos variam com velocidades entre 40 e 60 km/h na faixa Litorânea entre a madrugada e manhã, mantendo o mar agitado e com risco de ressaca.