Hoje, sexta-feira (27), ainda há condição de chuviscos no Sul, Litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), devido ao transporte de umidade vinda do Oceano. Os acumulados ficam abaixo dos 10 mm/dia. Nas demais regiões do Estado, o tempo volta a ficar firme. As temperaturas ficam entre 10 e 17 °C pela manhã, já à tarde, ficam entre 15 a 22 °C.
Amanhã, sábado (28), o tempo volta a ficar firme em todo território gaúcho, com a atuação de uma área de alta pressão. As temperaturas ficam entre 10 e 14 °C pela manhã, e 20 a 26 °C durante a tarde. A tendência é que, no domingo (29), o tempo se mantenha firme ao longo do dia. No final da noite, teremos a aproximação de uma nova frente fria, pela fronteira com o Uruguai. As temperaturas ficam entre 11 e 16 °C pela manhã, e 21 a 30 °C durante a
tarde.
Atuação da Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado divulgou ontem, quinta-feira (26), a situação de alguns municípios que reportaram os prejuízos em razão das chuvas. Em Jaguarão e Camaquã, a Defesa Civil realizou a entrega de donativos em apoio às ações de ajuda humanitária, devido ao evento climático que afetou o município. Em Piratini, foi necessário a entrega de um rolo de lona para auxiliar o município nas localidades afetadas pelas chuvas intensas dos últimos dias.
Na localidade de Cristal, a Defesa Civil Estadual participou de reunião junto ao Executivo Municipal, auxiliando nas respostas imediatas ao evento climático que atingiu o município e fez a entrega de quatro rolos de lonas para serem distribuídos aos afetados pelas chuvas intensas. Além disso, encaminhou apoio dos Bombeiros e da Marinha do Brasil para locomoção embarcada.
Em Pedro Osório, em virtude da redução do nível do Rio Piratini, que estava acima de sua cota normal, as famílias que se encontravam abrigadas no Salão Paroquial, retornaram para suas residências ontem. No Cerrito, também em razão da redução do nível do Rio Piratini, algumas famílias que estavam alojadas no Ginásio Ernani Leão Bento, retornaram às suas residências.
No município de São Lourenço, com os níveis das bacias hidrográficas voltando a sua normalidade, as famílias que estavam alojadas no abrigo municipal, retornaram às suas residências. E, em Canguçu, encaminhou-se três rolos de lonas para as famílias afetadas, tendo a Defesa Civil do município chegado a locais que ainda não tinha conseguido para oferecer apoio.